Vereadores participam de encontro com Governador Zema que anuncia obras na MG 167

Publicado em 11/01/2021
Por CAMARA MUNICIPAL DE TRES PONTAS

Os vereadores da Câmara de Três Pontas participaram na manhã de segunda-feira, 11 de janeiro, de um encontro com o Governador Romeu Zema, no Plenário Presidente Tancredo Neves. O evento aconteceu às 11 horas e recebeu além do Presidente da Câmara, Maycon Machado, o vice-prefeito de Três Pontas, Luis Carlos da Silva, representando o prefeito Marcelo Chaves Garcia (afastado por problemas de saúde e que enviou mensagem de áudio reproduzido na cerimônia), após o pronunciamento de Luis Carlos, o prefeito de Varginha, Verdi Lúcio, os deputados Diego Andrade, Mário Caixa e Antônio Carlos Arantes e outras autoridades.

A construção da 3ª faixa é um sonho e uma luta antiga da população e dos vereadores. Lá em 2008, o então presidente da Câmara, José Henrique Portugal reuniu autoridades e prefeitos e vereadores de cidades vizinhas em uma grande audiência pública na Cocatrel e na cidade de Boa Esperança, quando foi elaborado um documento e enviado ao então governador Antônio Anastasia. Em 2017, os vereadores Sérgio Silva e Erik Roberto, participaram da abertura dos envelopes durante licitação para o projeto da obra na sede do DER em Belo Horizonte.

De lá pra cá, o assunto saiu de pauta com a mudança do comando em Minas e a troca de governador paralisou o projeto. Agora, através dos deputados Diego Andrade (federal) e Mário Caixa (estadual), e contrapartida do governo de Minas, a obra finalmente sairá do papel. No total são R$ 11 milhões em emendas que viabilizarão a construção da tão sonhada 3ª pista na rodovia que liga Três Pontas a Varginha.

Todos os vereadores de Três Pontas acompanharam a assinatura do compromisso feita durante a solenidade e que foi um marco na história de nosso município.

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou nesta segunda-feira (11) a construção da terceira faixa na MG-167, que liga os municípios de Três Pontas e Varginha. O anúncio aconteceu na Câmara Municipal de Três Pontas, no sul de Minas.

Os recursos para as obras foram obtidos por meio do programa Abrace uma Rodovia, lançado recentemente pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, em que os parlamentares destinam emendas para obras em rodovias estaduais de Minas. "Essa obra só está sendo viabilizada devido a parceria do estado de Minas, através do nosso projeto Abrace Uma Rodovia, que foi desenvolvido pela nossa Secretaria de Infraestrutura e que teve a adesão do nosso deputado federal Diego Andrade e também do deputado estadual Caixa, que prontamente se dispuseram a contribuir com suas emendas parlamentares”, disse Zema.

Em seguida, reafirmou que sem o apoio dos parlamentares não seria possível viabilizar a obra já que o Estado está "quebrado". "Quero lembrar que o Estado sozinho jamais teria recursos para estar fazendo essa obra, mas com essa parceria, que eu espero que seja a primeira de muitas, com toda certeza nós conseguiremos dar uma manutenção e fazer melhorias mais adequadas na malha viária nossa que está quase, em boa parte, sucateada", disse. Segundo o secretário de Infraestrutura, Fernando Marcato, a obra custará R$ 14 milhões, sendo R$ 10 milhões de recursos destinados pela bancada do PSD na Câmara dos Deputados, viabilizado pelo líder da bancada mineira na Casa, deputado Diego Andrade (PSD). Além disso, R$ 1 milhão foi destinado pelo deputado estadual Mário Henrique Caixa (PV), também por meio de emenda. O restante - R$ 3 milhões - são recursos do Estado.

Ainda segundo o secretário, esse é o primeiro anúncio já no âmbito do programa Abrace Uma Rodovia. "Esse foi o primeiro recurso já (pelo Abrace Uma Rodovia). A gente lançou em novembro e dezembro e aqui o deputado Diego e do deputado Caixa aportaram recursos para essa terceira faixa aqui entre Varginha e Três Pontas".

Em sua fala, Diego Andrade reconheceu o empenho do governo de Minas para a realização das obras. “A gente precisa de investimentos e precisa ajudar esse governador honesto, trabalhador, humilde, pessoa bem sucedida que parou seu tempo na área privada para dedicar e emprestar sua capacidade ao setor público para tentar reconstruir esse estado que ele pegou literalmente falido. Ele que com inteligência e sabedoria se aproxima do presidente da república no diálogo tentando somar as qualidades. É isso que estamos fazendo aqui, somando virtudes e qualidades”, destacou.

A previsão é de que a obra tenha início no segundo semestre de 2021 e, segundo Marcato, serão construídos dez quilômetros de terceira faixa nos pontos mais críticos do trecho de 28km que liga as duas cidades do Sul de Minas.

Além do secretário, do governador e do deputado federal Diego Andrade (PSD), também participaram do evento os deputados estaduais Mário Henrique Caixa (PV) e Antônio Carlos Arantes (PSDB) e prefeitos da região.

Fonte: O Tempo