Ir paa conteúdo

Parlamento Jovem se reúne para discutir sobre os compromissos da etapa estadual


05/09/2025 | Acompanhe os detalhes....

Os alunos do Parlamento Jovem de Três Pontas se reuniram durante esta semana (quarta e quinta) no Plenário Presidente Tancredo Neves para discutir os compromissos finais desta edição de 2025, em especial, da etapa estadual. Entre os assuntos em voga, a preparação para a Plenária Estadual em Belo Horizonte e as sugestões de tema para edição de 2026 foram os destaques do encontro na Câmara.

Feedback, Preparação e novidades

 

Durante os dois encontros da semana, os jovens externaram suas opiniões acerca da Plenária Regional em Lavras e pontuaram sobre situações, propostas e experiências nas etapas regionais do Parlamento Jovem. O momento foi importante para estabelecer uma sintonia entre os alunos e transmitir conhecimento adquirido com as atividades realizadas até aqui.

Outro ponto importante foi a preparação para a Plenária Estadual. Na oportunidade, temas como o Documento Base Estadual, assim como formato e regras dentro de uma Plenária na Assembleia foram revisados na reunião.

Além disso, uma novidade informada pelo coordenador municipal e estadual Carlos Castro e pela presidente da Escola do Legislativo “Professora Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria”,  Valéria Evangelista Oliveira chamou atenção dos jovens. Diferentemente dos últimos anos, o Parlamento Jovem de Três Pontas, não levará todos os jovens participantes para o último dia da Plenária Estadual.

Ao invés disso, os participantes (alunos), farão uma viagem para Belo Horizonte para conhecer a ALMG. No caso de Três Pontas, o PJ fará uma visita guiada no dia 21 de outubro com todos os alunos que desejarem. Confira abaixo como funciona estas visitas:

 

VISITAS ORIENTADAS (FONTE ALMG)

Público-alvo: estudantes de escolas públicas e particulares dos ensinos fundamental, médio e superior. A entrada é gratuita.

Visitação para estudantes do ensino médio e fundamental – de segunda a sexta-feira:

  • Das 9 às 11 horas
  • Das 14 às 16 horas

Visitação para estudantes do ensino superior – de segunda a sexta-feira:

  • Das 9 às 12 horas
  • Das 14 às 17 horas

Objetivos:

  • Percorrer os principais setores da ALMG
  • Participar de diálogo sobre cidadania e Poder Legislativo

 

Ademais, outro assunto na pauta, foi uma visita agendada para o dia 25 de setembro às 14h com o Prefeito Luis Carlos da Silva e o vice/secretário de cultura Maycon Douglas Vitor Machado na Prefeitura. O objetivo é apresentar o Documento Base que contém propostas municipais formuladas pelos alunos do PJ.

Plenária em Belo Horizonte

A Etapa Estadual do Parlamento Jovem que acontecerá em Belo Horizonte nos dias 17, 18 e 19 de setembro, deve reunir cerca de 150 de jovens na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Plenária na capital mineira culmina o trabalho realizado pelos alunos, monitores e coordenadores, o município será representado por Felipe Marinho Esteves, aluno do PJ Três Pontas e da Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola.

 

Sugestões de Tema para 2026

 

Por fim e não menos importante, os jovens discutiram e alinharam ideias sobre os 3 possíveis temas da próxima edição do Parlamento Jovem Minas. Confira abaixo as sugestões de tema para 2026:

 

  • Tema 1: Inclusão social da pessoa com deficiência e com neurodivergência;
  • Tema 2: Segurança alimentar e nutricional;
  • Tema 3: Tecnologia digitais: juventude, direitos e desafios sociais;

 

O próximo encontro do Parlamento Jovem de Três Pontas está programado para o dia 11 de setembro às 18h15 na Câmara Municipal de Três Pontas. 

 

O Parlamento Jovem de Minas é um programa apartidário, de formação política e cidadã, voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros, o qual cria a oportunidade de conhecer melhor como funciona a política e os instrumentos de participação cidadã no Poder Legislativo municipal e estadual. A cada ano, os próprios jovens do programa escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, pesquisas, debates e deliberações que contribuem para sua formação política e cidadã.

Neste ano de 2025, os jovens estudantes estão trabalhando o tema "A juventude e os direitos culturais".