Ir paa conteúdo

“Centro de Preservação da Arte Capoeira” é declarado Utilidade Pública Municipal na Câmara


04/11/2025 | Acompanhe os detalhes....

A Câmara Municipal de Três Pontas, através de seus vereadores (a), aprovou por unanimidade na noite de ontem, segunda-feira (03), o Projeto de Lei do Legislativo 012/2025 que declarou o “Centro de Preservação da Arte Capoeira” como Utilidade Pública Municipal. Os parlamentares elogiaram a proposição, especialmente o trabalho realizado pela Associação.

 

  • Projeto de Lei do Legislativo 012/2025 - Ementa: Declara Utilidade Pública Municipal o Centro de Preservação da Arte Capoeira, e dá outras providências. Súmula: A presente proposição tem por finalidade declarar como utilidade pública Municipal, o Centro de Preservação da Arte Capoeira, tendo em vista suas ações voltadas para aspectos educacionais, sociais, culturais, esportivos, organizacionais, filantrópicos e assistenciais, sem cunho político ou partidário. Autoria: Ver. Rodrigo Alexandre Silva.

 

De acordo com o vereador proponente, trata-se de um Projeto transformador. “Gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho de resgatar os jovens e adolescentes, desviá-los para o caminho do bem, para o caminho do esporte. É um projeto de extrema importância”, declarou o vice-presidente da Câmara. Rodrigo Investigador ainda agradeceu a Diretoria da Associação.

Os edis Robertinho Vermelho, Coelho do Bar, Myller Bueno e Professora Valéria Evangelista, elogiaram o Projeto visto como importante ferramenta social e um trabalho que realmente gera oportunidades para a juventude. 

 

Justificativa do Projeto

 

Confira abaixo a justificativa no corpo do Projeto:

 

  • O presente projeto de lei objetiva declarar como utilidade pública Municipal, o Centro de Preservação da Arte Capoeira, tendo em vista suas ações voltadas para aspectos educacionais, sociais, culturais, esportivos, organizacionais, filantrópicos e assistenciais, sem cunho político ou partidário. A presente propositura visa conceder merecido título à referida Associação, além de viabilizar futuras subvenções do Poder Executivo Municipal com o intuito de potencializar sua atuação em nosso município.

 

Um pouco da história do Centro de Preservação da Arte Capoeira

 

O Centro de Preservação da Arte Capoeira - ESCOLA DE CAPOEIRA MOLEJO, associação sem fins lucrativos, foi fundado em 2023 e formalizado em junho do corrente ano, contudo, anteriormente, aproximadamente desde 1998, já existia, porém com o nome de Capoeira Palmares. (fotos em anexo). Atualmente possui aproximadamente 100 alunos, entre crianças, adultos e idosos, de todas as raças, e de todos os cantos da cidade, inclusive zona rural (Morro Vermelho), o que representa o alcance de aproximadamente mais de 400 pessoas, entre familiares e apoiadores.

A frente do grupo está Sidnei Gino de Oliveira (06/10/1978), Mestre Sid, que iniciou na capoeiragem em 1991 nos Grupos Navalha e Gigante e Cia. Em 1998, Mestre Sid, entrou para o grupo Capoeira Palmares, tendo assumido a liderança do grupo na cidade de Três Pontas.

No decorrer de sua trajetória o Grupo Palmares, hoje Escola de Capoeira Molejo, promoveu integração com outras artes, tais como: dança e música, ampliando a experiência cultural e atraindo novos públicos. Inscrito no Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, desde o ano de 2023, sempre esteve presente em várias ações de cunho social, saúde mental e física, promovendo estilo de vida saudável aos participantes. Além disso, todo ano promove ações alusivas ao Dia da Consciência Negra, com a realização de rodas, apresentação de maculelê, samba de roda e oficinas de capoeira.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara será dia 10 de novembro (Segunda-feira) às 18h30 no Plenário Presidente Tancredo Neves.