Câmara realiza sessão sem a presença do público em virtude do Coronavírus

Publicado em 17/03/2020
Por Assessoria de Imprensa

Seguindo as determinações do Ministério da Saúde no combate à disseminação do coronavírus em todo o país, o presidente da Câmara vereador Maycon Machado, determinou que as próximas três sessões do Legislativo Municipal serão realizadas sem a presença do público, que deverá acompanhar as reuniões pela internet através da transmissão ao vivo pelo site da Câmara. A medida começou a valer na sessão de segunda-feira, dia 16 e irá até o dia 30 de março.

Mesmo com o plenário vazio, a reunião começou sem nenhuma proposta na ordem do dia, contudo, através do pedido do vice-presidente da Mesa, vereador Antônio do Lázaro, os parlamentares aprovaram a entrada de dois Projetos na pauta de votação. Projeto de Lei nº 043 e 041, respectivamente, ambos de abertura de crédito adicional especial. Antes das discussões e votação, os legisladores usaram o pequeno expediente para pedidos de providências ao Executivo e para prestação de contas de viagens a Belo Horizonte.

O primeiro a falar foi o vereador Roberto Cardoso, que diferentemente de outras reuniões, cumprimentou somente os internautas e a imprensa que estava presente. Ele pediu que fosse enviado ofício ao Executivo, solicitando um relatório referente a todos os gastos de dinheiro público com o Carnaval. Robertinho também pediu que seja feita a operação tapa-buracos na Rua Marcílio Ferreira de Brito e que também seja feita limpeza no Pontalete, onde segundo informações, os banheiros estão entupidos e sujos, além de muito lixo na orla da represa de Furnas.

Por sua vez, o vereador Luiz Flávio Floriano, prestou contas sobre a viagem que fez juntamente com o vereador Robertinho a Belo Horizonte, quando conseguiram junto ao deputado federal Mário Caixa, uma emenda no valor de R$ m188 mil para o estádio do Bairro Cidade Jardim e destinará mais R$67 mil de sua emenda impositiva para que o campo seja gramado. Flavão voltou a dizer que está trabalhando para conseguir a colocação de antena de celular no bairro e tem adesão de outros deputados para conseguir o intento que é uma cobrança constante dos moradores.

Já o vereador Sérgio Silva usou a tribuna para desabafar sobre uma situação que ele considerou desagradável. Após o rompimento de uma tubulação de água no centro da cidade, o vereador tentou amenizar a situação enquanto os servidores do SAAE faziam a manutenção. Porém, segundo Sérgio, um dos servidores afirmou que seria necessário trocar a tubulação, mas que não teria como porque podem aumentar o preço da tarifa. Isso soou como se a culpa fosse dos vereadores e isso desagradou o parlamentar que ficou indignado e afirmou na tribuna que está ali para defender os direitos da população. Segundo Sérgio esta é a terceira vez que ocorre este tipo de comentário de servidor da autarquia SAAE e que jogar a culpa na Câmara pela falta de dinheiro para a manutenção da rede pluvial é uma vergonha.

O vereador Coelho do Bar aproveitou seu tempo para agradecer à secretaria de Obras pela construção de calçada no prolongamento da Rua Nossa Senhora D’Ajuda no sentido da CTP 050 e pediu que fosse enviado ofício à secretaria de Esportes, solicitando relatório de viagens de atletas com nomes e endereços e destinos desde janeiro até agora. O parlamentar também prestou contas da viagem a Belo Horizonte com os vereadores Benício Baldansi e Antônio do Lázaro, quando através de emenda do deputado Caixa, foi disponibilizado um recurso no calor de R$ 150 mil para a construção do velório no Pontalete.

A vereadora e secretária da Mesa, Marlene Lima, foi a última a falar e aproveitou seu tempo para parabenizar o presidente Maycon Machado pela atitude de ter fechado as sessões ao público,. Usando o bom senso e a preocupação com o bem-estar do cidadão. Na mesma linha, considerou sensata a atitude do Executivo em suspender as aulas no município. A vereador informou que ela e o presidente destinaram R$ 50 mil de suas emendas impositivas (25 mil cada) para o PAM de Três Pontas para investimentos no combate ao coronavírus. Para finalizar, Marlene parabenizou o Executivo pela instalação do PSF (Programa Saúde da Família) na Unidade de Saúde do Bairro Morada Nova.

PROJETOS APROVADOS

PROJETO DE LEI Nº 043/2020 – Abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 267.500,00.

PROJETO DE LEI Nº 044/2020 – Abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 6.810.488,62 para financiamento de obras de saneamento básico no município.