O Parlamento Jovem de Três Pontas iniciou o processo de votação de propostas dentro do GT (Grupo de Trabalho). Os alunos do PJ se reuniram em três dias da semana, terça, quarta e ontem, quinta (10) no Plenário da Câmara.
As propostas dos subtemas 1 e 2 já foram apreciadas e votadas, na próxima semana, o Parlamento Jovem irá finalizar a votação do subtema 3.
- Subtema 1 – 28 Propostas (10 propostas aprovadas e priorizadas)
- Subtema 2 – 34 Propostas (10 propostas aprovadas e priorizadas)
- Subtema 3 – 17 Propostas (será votado na próxima semana)
Entre muitas supressões, pedidos de destaque e modificações, os jovens escolheram através do voto, as melhores propostas que estarão no Documento Base para Plenária Municipal. Visando adquirir experiência, a Mesa de Trabalho foi modificada em todos os GTs
.
GT 1 (Subtema 1 - A Juventude e a Cultura como Direito)
Luana e Ana Luiza
GT 2 (Subtema 2 - A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social)
Felipe e Ana Clara
GT 3 (Subtema 3 - Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania)
Ana Luiza e o Miller
Na próxima terça-feira (15) os alunos vão encerrar o GT 3 para quarta-feira (16) iniciarem a Plenária Municipal. Por questão de ética, não será divulgada nenhuma proposta priorizada.
O Parlamento Jovem de Minas é um programa apartidário, de formação política e cidadã, voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros, o qual cria a oportunidade de conhecer melhor como funciona a política e os instrumentos de participação cidadã no Poder Legislativo municipal e estadual. A cada ano, os próprios jovens do programa escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, pesquisas, debates e deliberações que contribuem para sua formação política e cidadã.
Neste ano de 2025, os jovens estudantes estão trabalhando o tema "A juventude e os direitos culturais".