Em Sessão Ordinária transcorrida na noite de ontem, segunda-feira (01), a Câmara Municipal de Três Pontas aprovou cinco itens na Pauta de Votações. A reunião, que contou com a presença de famílias no Plenário da Edilidade, foi marcada pelo reconhecimento de ilustres pessoas que terão seus nomes estampados em ruas do município e na instituição do Almoxarifado Municipal.
Reconhecimento em Homenagem Póstuma
Como antecipado na presente matéria, a sessão contou com Projetos de reconhecimento público. Ao todo, três itens denominaram novos nomes de rua e do Almoxarifado Municipal. Confira abaixo:
- Projeto de Lei do Legislativo 016/2025 - Ementa: Dispõe sobre denominação de via pública, e dá outras providências. Súmula: A presente proposição tem por finalidade denominar “Rua José Rabello”, a Rua 5 do Loteamento Vila Imperial, que tem o seu início na Avenida Joana Silvéria da Cruz Brito e término na Rua 4 ( prolongamento da Rua Francisco de Paula Vitor), neste Município. Autoria: Ver. Antônio Carlos de Lima.
- Projeto de Lei do Legislativo 017/2025 - Ementa: "Denomina “Secretaria Municipal de Transportes e Obras – Almoxarifado Municipal – José Carlos Chagas” o prédio público localizado na Rua Dr. Arthur Brandão nº 145, Bairro Botafogo. Súmula: A presente proposição tem por finalidade denominar “Secretaria Municipal de Transportes e Obras – Almoxarifado Municipal – José Carlos Chagas”, o prédio público localizado na Rua Dr. Arthur Brandão nº 145, Bairro Botofago, neste Município. Autoria: Ver. Geraldo José Prado.
- Projeto de Lei do Legislativo 018/2025 - Ementa: Dispõe sobre denominação de via pública, e dá outras providências. Súmula: A presente proposição tem por finalidade denominar “Rua Julieta Miranda Pieve”, a Rua 6 do Loteamento Vila Imperial, que tem o seu início na Avenida Joana Silvéria da Cruz Brito e término na Rua 2 ( prolongamento da Rua Orlando Morais de Castro ), neste Município. Autoria: Ver. Myller Bueno de Andrade.
Os três projetos foram aprovados por unanimidade e aplaudidos pelos vereadores. Confira abaixo um resumo das biografias:
José Carlos Chagas - José Carlos Chagas (1953-2014) foi servidor público municipal em Três Pontas, atuando por 30 anos no almoxarifado e na área de carpintaria e marcenaria. Construiu uma carreira baseada em experiência prática, dedicação e compromisso com o serviço público. Reconhecido pela competência, honestidade e ajuda à comunidade, tornou-se uma figura respeitada e admirada. Pai de família exemplar, deixou um legado de trabalho, solidariedade e responsabilidade.
José Rabello - José Rabello (1936–2020) foi comerciante em Três Pontas, atuando por mais de 30 anos no Bairro Ouro Verde e mantendo a marcenaria como hobby após a aposentadoria. Formou uma grande família ao lado de Martha Pereira, com quem foi casado por 58 anos. Patriota e apaixonado por história da cidade, era conhecido pelo jeito tranquilo, carismático e acolhedor. Deixou um legado de honestidade, bondade e convivência exemplar, sendo lembrado como um homem íntegro e muito querido.
Julieta Miranda Pieve - Julieta Miranda Pieve (1916–2008) foi uma dona de casa dedicada, natural de Três Pontas. Teve grande relevância como mãe de 12 filhos, sendo reconhecida por sua dedicação e valores. Em 1994 recebeu do Lions Clube o título de Mãe do Ano, destacando-se na comunidade. Sua vida deixou um legado de amor, simplicidade e inspiração para as gerações futuras.
Para finalizar a parte de itens legislativos, o Projeto de Lei do Legislativo 015/2025 foi aprovado pelo Plenário. O PL que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação anual do calendário de feriados e pontos facultativos no âmbito da Administração Pública do Município de Três Pontas, tem por objetivo promover a Transparência e Eficiência Administrativa, determinando que a Prefeitura de Três Pontas divulgue anualmente, até o final do mês de Janeiro. A autoria do Projeto é do vereador Daniel de Paula Rodrigues. De acordo com o parlamentar, o Projeto vai oferecer mais organização para mães e pais de alunos. O projeto foi aprovado por 8 x 2 votos.
Abertura de Crédito
O único item do Poder Executivo apreciado em Plenário foi o Projeto de Lei do Executivo 263/2025 que versa sobre a realização de drenagem pluvial em vias urbanas. Confira o texto-resumo do PL abaixo:
- Projeto de Lei do Executivo 263/2025 - Ementa: Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial no orçamento do Município, com base em anulação parcial de dotação orçamentária, no valor de R$ 53.270,13 (cinquenta e três mil, duzentos e setenta reais e treze centavos), na forma em que especifica abaixo. Súmula: A presente proposição tem por finalidade viabilizar a adequação orçamentária da Secretaria Municipal de Transporte e Obras, objetivando a realização de drenagem pluvial em vias urbanas. Autoria: Executivo Municipal.
Vale informar que de acordo com a justificativa do PL, a suplementação orçamentária realizada por meio da anulação de Emendas Impositivas (Emenda Impositiva 007/2025) de autoria dos vereadores Antônio Carlos de Lima e do Vereador Roberto D. Cardoso. Os referidos valores serão remanejados para a dotação de Obras e Instalações Gerais da Secretaria, objetivando a realização de obras e serviços públicos de drenagem pluvial em vias urbanas (nas ruas Caiapós e Tamoios), tendo em vista que os objetos originalmente previstos nas emendas já foram devidamente atendidos com recursos próprios do Município. Ressalta-se que as alterações foram previamente autorizadas pelos respectivos vereadores, por meio de ofício encaminhado à Administração Municipal
A próxima Sessão Ordinária será realizada dia 08 de dezembro (segunda-feira) às 18h30 no Plenário Presidente Tancredo Neves.