Na noite de ontem, quarta-feira (07), a Escola do Legislativo “Professora Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria” recebeu a visita da equipe da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo de Três Pontas. Estiveram presentes no Plenário Presidente Tancredo Neves, o secretário da pasta, Maycon Douglas Vitor Machado, acompanhado por Pierre Alves e Ederson Gustavo Cesário Malaquias, popular Dedê.
Os alunos trouxeram dúvidas, questionamentos e ideias para a equipe de Cultura do município, foi um encontro produtivo e de muito conhecimento acerca do tema central do Parlamento Jovem 2025.
Secretário enaltece a importância do PJ
O secretário e vice-prefeito de Três Pontas, Maycon Machado, já citado na presente matéria, fez um discurso explicando a força do Parlamento Jovem e seu início de trabalho como chefe da pasta de cultura. Maycon explanou sobre sua trajetória na Política, em especial o começo do PJ em Três Pontas que teve participação fundamental da vereadora Valéria Evangelista Oliveira.
O secretário explicou que manter essa Escola do Legislativo ativa, é um desafio que enaltece a importância da juventude como parte construtora da política e serve como base para o futuro de muitos jovens. Ademais, Maycon frisou que deseja promover mudanças que beneficiem ainda mais toda população e enriqueça culturalmente a sociedade trespontana.
Eventos culturais e o conceito de cultura
Os experientes servidores da Casa da Cultura, Pierre Alves e Dedê, externaram sobre assuntos diferentes, embora relacionados. Ambos são produtores de eventos, Pierre se debruçou exatamente sobre festividades, celebrações, etc. Confira os principais
temas:
- Carnaval
- Festa do Peão (Viva Três Pontas Rodeio Festival)
- Sarau
- “O Bota é Lindo”
- Festival Gastronômico (com comida de boteco)
- Semana do Motociclista (contou com emendas parlamentares)
- Lei Aldir Blanc
Pierre explicou aos jovens, que um evento demanda muito planejamento, desde a estrutura até preocupações com segurança. Além disso, discorreu sobre finanças e processos, deixando claro que o orçamento da Prefeitura é finito e o gasto tem que ser planejado. “Para quem trabalha no executivo, tem que solicitar, homologar, fazer o pedido, esperar chegar e assim as coisas vão acontecendo”, relatou o produtor de eventos.
Outro tópico importante levantado por Pierre, foi sobre a Lei Aldir Blanc. Segundo ele, o objetivo da Lei é proporcionar condições para pessoas mais simples e humildes que muitas vezes não têm acesso à modernidade digital e possuem dificuldade com vocabulários mais sofisticados. Inclusive, o servidor da Casa da Cultura aproveitou o ensejo para falar o quão difícil é obter recursos via Lei Rouanet, em especial, as pessoas mais simples.
Já Dedê, que possui um amplo conhecimento na área de patrimônio do município, explanou inicialmente sobre o conceito de cultura, provocando e aguçando o conhecimento dos jovens. Dedê explicou que cultura é o que define um povo, uma sociedade, mais do que isso, a cultura molda o sujeito.
O servidor da Casa da Cultura também focou na origem histórica de alguns nomes famosos de Três Pontas, como “Catumbi” que leva o nome do bairro tão conhecido na cidade. Em ato de reverência, Dedê cedeu espaço para um relato comovente da história do Senhor Vicente, que teve sua vida totalmente transformada graças à cultura.
Como o tempo é exíguo, o próximo encontro do PJ na quarta-feira, dia 14 de maio, terá a participação de Dedê, contribuindo com sua experiência e trazendo à baila temas que abrangem a cultura local.