Ir paa conteúdo

Parlamento Jovem encerra edição 2025 e entrega certificados


30/10/2025 | Acompanhe os detalhes....

*MAIS FOTOS NO INSTAGRAM DA CÂMARA

O Parlamento Jovem de Três Pontas encerrou na noite de ontem (29), a edição 2025 com a entrega de certificados na Câmara. O Plenário recebeu autoridades e representantes de escolas, além é claro, dos protagonistas do projeto, que são os alunos. Em uma cerimônia leve e recheada de grandes discursos, o PJ fecha mais uma etapa concluída com sucesso e deixa uma grande expectativa para 2026.

 

Parlamento Jovem

 

O Parlamento Jovem de Minas (PJ) é um projeto de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com a PUC-Minas, por meio da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas, trata-se de um programa apartidário, de formação política e cidadã.

A cada ano, os próprios jovens do programa escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, pesquisas, debates e deliberações. Em 2025, os jovens participantes do projeto trabalharam o tema “Juventude e Direitos Culturais” e os subtemas:

  • Subtema 1 – A juventude e a cultura como direito;
  • Subtema 2 – A organização das políticas culturais e a participação social;
  • Subtema 3 – Patrimônio cultural, desenvolvimento e cidadania.

 

Cerimônia de Entrega de Certificados

 

Durante a cerimônia, autoridades e representantes de escolas discursaram sobre o Parlamento Jovem. Dentre os vários discursos, destacaram-se o da vereadora e presidente da Escola do Legislativo de Três Pontas, Valéria Evangelista, e do coordenador regional do Parlamento Jovem, Carlos Castro.

Ambos enalteceram o Programa que visa a formação cidadã e principalmente a participação ativa dos jovens trespontanos, que como de costume, foram relevantes mais uma vez. De acordo com o pronunciamento da presidente da Escola do Legislativo, através deste Programa a juventude pode auxiliar na transformação da sociedade. “Sigam firmes, jovens, com a certeza de que cada voz tem força e cada gesto pode transformar o futuro”, resumiu Valéria.

Outras autoridades e convidados/representantes de instituições de ensino fizeram uso da palavra, como o servidor da Casa da Cultura, Ederson Gustavo Cesário Malaquias (Dedê); a coordenadora pedagógica do Colégio COOTEC, Beatriz Aparecida da Silva Malaquias; a supervisora da E.E. Prefeito Jacy Junqueira Gazola, Ângela Maria da Silva e Silva, a vice-diretora da E.E. Presidente Tancredo Neves, Maria Sueli Pereira e a professora da E.E. Presidente Tancredo Neves, Monalisa Gomes.

Além disso, o presidente da Câmara, Myller Bueno de Andrade, e o vice-prefeito/secretário de Cultura, Maycon Douglas Vitor Machado, discorreram sobre a importância do Parlamento Jovem como instrumento de enriquecimento educacional, cultural e político, especialmente pelo fato de introduzir os jovens no universo da participação política.

Por fim, e não menos importante, após a entrega dos certificados, dois alunos representaram todo o PJ de Três Pontas e discursaram na Tribuna para o público.

Representando a Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola, o aluno Felipe Marinho Esteves utilizou seu pronunciamento para convocar todos os jovens para participar do PJ em 2026, visto que se trata de uma oportunidade única de fazer a diferença e transformar não só uma cidade, mas também o país. Já representando o Colégio Cootec, a aluna Luana de Paula Hilário Ambrósio explanou sobre a experiência de participar do PJ e reconheceu o Projeto como transformador.

 

Edição de 2026

 

Para a Edição de 2026 em escolha democrática entre os jovens o tema escolhido para ser trabalhado foi “Inclusão social da pessoa com deficiência e neurodivergência”.

Este tema foi votado pelos jovens estudantes de toda a Minas Gerais dentro da Etapa Estadual, realizada na Assembleia Legislativa de Minas no mês de setembro. Inclusive, mais uma vez, o tema da edição teve origem em Três Pontas. 

O Parlamento Jovem retorna em 2026 e com grande expectativa, já que o Programa mais uma vez teve adesão e a participação da juventude foi ímpar.