O Parlamento Jovem de Três Pontas se reuniu na noite de ontem, quarta-feira (16) para realização da Plenária Municipal. A Plenária é a etapa onde os jovens precisam escolher propostas que seguirão adiante. Todas essas etapas são formas de "refinar", "filtrar" as melhores propostas.
O encontro, que ocorreu no Plenário da Câmara, contou com o trabalho do Coordenador Municipal e Regional do Parlamento Jovem (PJ), Carlos Henrique Castro, assim como da vereadora e presidente da Escola do Legislativo, Valéria Evangelista Oliveira. Na plateia, familiares prestigiaram a Plenária e o vereador Daniel Rodrigues também esteve presente.
Alunos priorizam propostas na Plenária Municipal
Para se ter uma base, os alunos apresentaram e avaliaram 79 propostas (todas elaboradas durante os Gts – Grupos de Trabalho). Destas 79, apenas 17 foram priorizadas e apreciadas na Plenária Municipal.
Na Plenária Municipal, das 17 propostas, algumas foram aprovadas, mas apenas sete passaram e serão trabalhadas pelos alunos na próxima semana.
- Subtema 1 "A Juventude e a Cultura como direito" - 10 propostas (2 passaram)
- Subtema 2 "A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social" - 10 propostas (3 passaram)
- Subtema 3 "Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania"- 7 propostas (2 passaram)
*Assessoria de Imprensa da Câmara informa que por questão de ética, as propostas ainda não serão divulgadas.
Próximas etapas
O objetivo agora é melhorar ainda mais essas propostas e colocá-las em apreciação nas etapas regionais. Vale informar que Três Pontas está no Polo Sul III ao lado de Guapé, Lavras e Nepomuceno.
Onde serão as etapas regionais?
- GT em Guapé (31 de Julho)
- Plenária em Lavras (07 de Agosto)
Todo este trabalho desenvolvido com êxito pelos jovens, irá culminar na Plenária Estadual em Belo Horizonte.
O Parlamento Jovem de Minas é um programa apartidário, de formação política e cidadã, voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros, o qual cria a oportunidade de conhecer melhor como funciona a política e os instrumentos de participação cidadã no Poder Legislativo municipal e estadual. A cada ano, os próprios jovens do programa escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, pesquisas, debates e deliberações que contribuem para sua formação política e cidadã.
Neste ano de 2025, os jovens estudantes estão trabalhando o tema "A juventude e os direitos culturais".