A Câmara Municipal de Três Pontas realizou mais uma Sessão Ordinária na noite de ontem, segunda-feira (08). Com a pauta de votações vazia, os vereadores verbalizaram seus destaques na Tribuna e o assunto envolvendo a situação de terrenos mal conservados se tornou o principal tema da reunião.
Expediente Parlamentar
Confira abaixo os destaques dos vereadores no Pequeno e Grande Expediente:
- Maciel Ramos: Explanou sobre suas emendas impositivas, informou que não é possível destinar recurso para todas as demandas do município, por se tratar de um valor muito limitado. Agradeceu a população por colaborar com mais uma edição do Bota Fora TP que recolheu materiais em desuso, dessa vez no bairro Aristides Vieira, segundo Maciel, o mutirão de limpeza contou com grande adesão.
- Matheus Dias Silva: Informou que na sexta-feira (05), junto ao deputado estadual Professor Cleiton, assessoraram 11 pessoas que foram para Caxambu e realizaram cirurgia de catarata. Além disso, no domingo (07) mais de 100 pessoas estiveram em Três Corações para realizar consultas oftalmológicas. O vereador pediu que ofício de agradecimento fosse enviado ao gabinete do deputado, mais uma vez Matheus elogiou a atuação do parlamentar no município.
- Daniel de Paula Rodrigues: Explanou sobre dois grandes problemas do município, tanto a falta de iluminação pública nas praças, quanto os terrenos baldios. O vereador comentou sobre o Projeto Bota Fora TP que no último final de semana recolheu material que lotou nove caminhões, sendo oito da prefeitura e um da Atrema. Ao final, Daniel falou sobre a Programação de Natal divulgada, de 12 a 19, com atrações e chegada do Papai Noel, reforçou o pedido que as festas sejam observadas com carinho, inclusive o réveillon.
- Valéria Evangelista: Dissertou sobre a lei do Laço Branco, uma campanha internacional que mobiliza os homens pelo fim da violência contra a mulher. Informou que esteve em Belo Horizonte para compromissos, incluindo capacitação preparatória para a gestão do Parlamento Jovem 2026 e visitas em gabinetes de deputados estaduais. Inclusive, no Gabinete do deputado estadual Mário Henrique “Caixa”, solicitou recursos para construção do Pórtico de entrada e saída de Três Pontas. No grande expediente, a vereadora explanou sobre o uso de suas emendas impositivas e a solicitações de emendas para escolas estaduais.
- Roberto Donizetti Cardoso: O vereador comentou sobre a ausência de ambulância para socorrer pessoas acamadas que solicitam o uso da mesma, mas que não são atendidos. Na visão do parlamentar, é necessário ter alguém para socorrer. Falou novamente sobre casas populares e concurso, mas especialmente sobre terrenos que carecem de limpeza, inclusive citou que terrenos da própria Prefeitura estão sujos e mais uma vez ressaltou a necessidade de melhoria da iluminação pública. Deixou parabéns para seu sobrinho Pablo Cardoso que se formou em medicina na cidade de Alfenas.
- Rodrigo Alexandre Silva: Iniciou falando sobre o projeto da CEMIG em que o município aderiu “Minas Led”, de acordo com o vereador falta pouco para atingir 100% da cidade e substituir todas as lâmpadas. Sendo assim, solicitou em ofício ao Chefe do Executivo Municipal, um estudo de impacto financeiro da redução das alíquotas para os contribuintes, uma vez que essas lâmpadas podem gerar até 50% de desconto do valor pago e o vereador acha justo que o Executivo repassasse esse desconto na alíquota do contribuinte. Além disso, explicou que nada impede que um Projeto de Lei para tal redução tenha origem na Câmara. Por fim, criticou as perturbações de sossego no loteamento Vale Encantado, inclusive já solicitou a instalação de barreiras no bairro, para deixar uma única entrada e saída.
- Alexandre Corrêa: Sobre o Bota Fora TP, agradeceu a participação de todos, inclusive dos moradores do bairro Aristides Vieira. Explicou sobre as cirurgias oftalmológicas, informou que tem quatro cidades que são direcionadas a esses procedimentos, Ariado, Caxambu, São Lourenço e Itanhandu e informou que em breve teremos uma extensão em Elói Mendes. Sobre cirurgias ortopédicas, serão direcionadas para Machado, cidade referência em cirurgias eletivas de alta complexidade, leia-se fêmur. Já as cirurgias de urgência e emergência serão feitas em Três Pontas.
- Geraldo José Prado: Falou da parceria traçada pelo Executivo que construiu uma ponte na comunidade do Triunfo que atinge 12 sítios, os fazendeiros sitiantes gastaram R$ 22 mil e a Prefeitura entrou com a mão de obra, Coelho espera que sirva de exemplo para outros lugares, o vereador parabenizou todos os envolvidos. Solicitou que a Secretaria de Transportes e Obras realize uma limpeza em um terreno na rua Luis Antônio Ribeiro nº 928 e também na Avenida das Palmeiras, do outro lado da Avenida Zé Lagoa, pediu que a Secretaria dê uma atenção no local. Agradeceu Giovânia sobre reforma no posto da Fazenda Esmeralda com emenda impositiva do vereador.
Após o Expediente, o vereador Antonio Carlos de Lima fez uso da palavra para agradecer o Executivo Municipal e a Secretaria de Esportes pelo início das obras de construção da arquibancada do Estádio Ruy Quintão no distrito do Quilombo Nossa Senhora do Rosário.
Debate sobre os terrenos
O tema que mais gerou debate foi sobre os terrenos que carecem de limpeza. O vereador Daniel foi o primeiro a explanar a respeito, para o vereador é necessário notificar os donos dos lotes e os mesmos precisam ser responsabilizados.
O vereador Myller Bueno de Andrade considera que o trabalho de notificar, embora não seja um trabalho simples, é imprescindível. Na visão do parlamentar, é preciso comunicar o dono do terreno, estabelecer um prazo para limpeza, caso não seja cumprido o prazo, que seja encaminhada uma multa.
Para Geraldo José Prado (Coelho do Bar), a Lei que discorre sobre o tema precisa ser revista, inclusive citou o exemplo do município vizinho, Varginha. Coelho explicou que sua mãe foi multada em Varginha exatamente pela questão de limpeza em terreno. Por fim, o parlamentar Robertinho Vermelho também cobrou melhorias nessa questão e informou que vários terrenos da Prefeitura Municipal estão sujos.
Em suma, a discussão foi encerrada com uma impressão clara: algo precisa ser feito para que melhorias aconteçam.