Câmara Municipal de Três Pontas - MG
Bem vindo à nossa nova plataforma!

Coordenadora da secretaria de Saúde vai à Câmara esclarecer sobre vacinação na cidade

Acompanhe os detalhes..

Publicado em 16/02/2021
Por CAMARA MUNICIPAL DE TRES PONTAS

A sessão de segunda-feira, 15 de fevereiro foi marcada por esclarecimentos. Com o fim do recesso de Carnaval, a reunião aconteceu normalmente e no horário de sempre, às 18h30. Diante das várias indagações sobre as prioridades da vacinação contra a Covid 19 em Três Pontas, foi convocada para prestar informações aos vereadores e à população, a coordenadora do Programa Municipal de Epidemiologia da secretaria municipal de Saúde, Lara Miranda Silva, responsável pela vacinação no município. Por mais de 15 minutos ela falou sobre a imunização aqui e esclareceu dúvidas que pairavam no ar sobre alguns grupos que foram vacinados antes dos idosos.

Antes, porém, houve o pequeno expediente e como nesta sessão a pauta não continha nenhuma propositura, os parlamentares usaram o tempo para comentar sobre assuntos variados. O primeiro a falar foi o vereador Luciano Diniz, manifestando condolências aos familiares do advogado Alberto Vitor, que segundo o vereador foi um baluarte da área em Três Pontas e prestou um grande serviço à população. Ele repudiou um comentário que circulou nas redes sociais de que os professores não estão trabalhando e disse estar indignado com tal afirmação. Luciano também se solidarizou com a classe de professores quanto à prioridade na vacinação, para ele professor precisa ser vacinado sim, contudo o município não tem autonomia para mudar o programa. Ao final, parabenizou a secretaria de Obras pelo reinicio da operação tapa-buracos neste intervalo das chuvas.

Já o secretário da Mesa, vereador Luan do Quilombo também apresentou seus pêsames aos familiares de Alberto Vitor e endossou as palavras de Luciano Diniz quanto aos professores. Ele reafirmou que com os serviços prestados na cidade, a secretaria de Obras está atendendo aos anseios da população. Luan falou ainda do encontro que teve durante a tarde na própria Câmara com o deputado estadual Carlos Pimenta, juntamente com o presidente Maycon Machado e o vereador Luiz Flávio Floriano, quando solicitaram mais emendas para Três Pontas e que coisas boas estão por vir.

Na sequência o vereador Flavão também falou do encontro com o deputado Carlos Pimenta, onde solicitaram um aparelho de ultrassom para o CIAMA e a antena de telefonia móvel para o Bairro Cidade Jardim e ainda manifestou suas condolências aos familiares dos trespontanos falecidos durante a semana. Flavão reclamou dos bueiros entupidos pela cidade e pediu providências e pediu à população que não jogue lixo nas ruas, pois isso contribui para o entupimento. Ele solicitou ao departamento municipal de trânsito que avalie certas ruas de Três pontas para que seja colocado estacionamento de um só lado, facilitando o fluxo de veículos.

Por sua vez, a vereadora Selena do Caté cumprimentou os servidores da secretaria de Saúde presentes na plateia e pediu providências à Prefeitura sobre os buracos nas vias públicas, nomeando as ruas mais necessitadas e ressoou as palavras de Flavão sobre a necessidade de a população colaborar não jogando lixo nas ruas. Já o vereador Paulo Vitor da Silva usou seu tempo para reclamar do serviço prestado pela empresa de iluminação pública no município, afirmando que o serviço está a desejar, com muitas ruas às escuras e afirmou que o serviço precisa melhorar e é preciso ver a qualidade destas lâmpadas usadas na reposição.

Outro vereador que reclamou de serviço público foi Roberto Cardoso, falando sobre as obras da Avenida Oswaldo Cruz, o qual classificou como uma vergonha para a cidade. Segundo Robertinho, a avenida é a entrada da cidade e não pode ficar como está, com um serviço mal feito e com o piso totalmente irregular, o que está gerando e com razão, reclamação dos comerciantes locais. O vereador afirmou que não era nem para o município ter recebido a obra nas condições em que está. Outro assunto abordado por ele foi a reclamação dos moradores sobre a fumaça gerada por uma empresa próximo ao Bairro Santana. Robertinho pediu que a prefeitura ajude a empresa a resolver da melhor maneira possível porque é uma geradora de empregos na cidade e que a secretaria de Meio Ambiente também colabore para que o problema seja resolvido da melhor maneira possível.

Já o vereador Sérgio Silva falou sobre o Vale do Sol, afirmando que o problema dos carros e motos circulando dentro do espaço foi resolvido e que isso estava tirando a tranquilidade dos frequentadores do local e agradeceu pelas providências tomadas. Ele relatou que tem acompanhado a dedicação do pessoal da Saúde em relação ao combate ao Covid 19. Sérgio também pediu a colaboração da população em relação ao descarte de entulhos na área urbana, o que segundo ele é falta de consciência e colaboração.

O vereador Coelho do Bar voltou ao assunto da fumaça que incomoda os moradores do Bairro Santana, afirmando ser uma situação complicada e que é preciso ouvir os dois lados, pois já temos uma carência grande de empregos na cidade e que é uma empresa geradora de empregos. Coelho falou sobre a Oswaldo Cruz e pediu explicações do SAAE já que a obra passou do prazo e não ficou pronta e está uma vergonha pra cidade.

Outro vereador que está revoltado com a falta de segurança pública na cidade é o vice-presidente da Mesa, Antônio do Lázaro. Ele voltou a falar da desordem que impera no Quilombo e no Pontalete nos finais de semana com as farras de motos e tráfico de drogas. Ironicamente convidou as pessoas a irem aos distritos empinarem motos, pois não há punição no local. Antônio classificou como muito inoperante o trabalho do policiamento rural e que já enviou vários ofícios e nada foi feito. Destacou que os distritos são bairros e fazem parte da cidade e merecem o policiamento normal. Para encerrar, disse ser favorável à vacinação dos professores. O vereador pediu que fosse submetido ao Plenário a entrada do Projeto de Lei nº 037, que abre crédito adicional especial no valor de R$ 300 mil para o combate ao Covid 19 e o que foi aprovado pelos edis e em votação foi aprovado por unanimidade.

Para encerrar o pequeno expediente, o presidente Maycon Machado relatou sobre o encontro com o deputado Carlos Pimenta na Câmara e agradeceu o empenho do parlamentar com as demandas de Três Pontas durante a reunião que contou com os vereadores Luan e Flavão. O presidente agradeceu ainda aos servidores da Câmara, SAAE e Prefeitura pelo empenho durante um problema ocorrido na terça-feira no imóvel da Câmara depois de um entupimento de esgoto na rua ao redor do imóvel. Maycon manifestou também seus sentimentos pelo falecimento do Sr. Bangu, conhecido tipógrafo do município e as demais famílias enlutadas da semana. Antecipadamente, agradeceu a vinda à Câmara da servidora da Saúde Lara Miranda Silva por atender  a solicitação e vir esclarecer sobre a vacinação. Assim, o presidente a convidou para ocupar a tribuna por 15 minutos e esclarecer sobre a vacinação contra o Covid 19 no município.

73% dos servidores da Saúde foram vacinados

 

Lara Miranda Silva falou em nome do Programa Municipal de Epidemiologia da secretaria municipal de Saúde e afirmou que 73% dos servidores da Saúde já foram vacinados que a primeira remessa foram 544 doses e existe uma dificuldade em controlar o retorno e que estão todos aprendendo a lidar com essa situação ainda. Ela esclareceu que seguem as orientações da secretaria Estadual e que as mudanças ocorrem diariamente o que modifica também as prioridades. Na Vila Vicentina, por exemplo, apenas três idosos ficaram sem a vacina porque testaram positivo e por isso devem ser imunizados somente 30 dias depois do diagnóstico. Como exemplo, citou que em 2020, a vacina da gripe foi aplicada em 7.540 pessoas idosas, 1.200 a mais que no ano anterior e que o município receberá aproximadamente 7.500 do Covid 19. O pré-cadastro que era feito manualmente para vacinação, agora pode ser feito pela internet para pessoas de 60 a 89 anos e mais informações pelo telefone 3266-5831 e como a vacina é recebida pela secretaria em multidoses que duram seis horas, Três Pontas não perdeu nenhuma dose, ao contrário de cidades que perderam várias doses. Lara afirmou que reconhece a preocupação não só dos vereadores como também de toda a população e que todas as informações estão disponíveis no site na página da secretaria de Saúde. Quanto aos questionamentos de vereadores feitos ali na hora sobre algumas pessoas que tomaram a vacina e que não faziam parte do grupo de prioridades, Lara Miranda informou que aqui são seguidas as deliberações do Estado e que não possuem autonomia para muda-la.