Em Sessão Ordinária realizada na noite de ontem, segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Três Pontas aprovou o Projeto de Lei do Executivo 048/2025, que declara como utilidade pública municipal o Instituto Mineiro de Desenvolvimento Sociocognitivo – IMIDES. Com essa Titularidade, o IMIDES poderá ser contemplado com recursos públicos e uma série de benefícios, assim consequentemente potencializar sua atuação.
Para entender a importância da Titularidade neste PL, é necessário retroagir no tempo. Tudo começou em 2023, após professoras (psicopedagogas) da rede pública se depararem com uma sala de aula com alunos que possuíam dificuldades no aprendizado. Diante desse cenário, elas procuraram formação para lidar com situações especiais, naquele momento encontraram o CEDES (Centro de Desenvolvimento Sociocognitivo) em Goiânia. O CEDES é uma franquia que tem por metodologia de trabalho uma tríade, o “psico”, o “social” e a PNL (Programação Neurolinguística).
Contudo, em dezembro de 2023, o CEDES teve sua franquia aberta em Três Pontas, mas em maio de 2024 o CEDES se tornou IMIDES (Instituto Mineiro de Desenvolvimento Sociocognitivo) devido à necessidade, uma vez que a Presidente Camila Rafaela Ferreira Ramos e a Diretora Administrativa Maria Lúcia da Costa Ramos perceberam que as famílias não tinham condições de arcar com os custos, e uma forma de mitigar os valores era se transformar em um instituto para adquirir recursos a fim de atender essa demanda.
Atualmente o IMIDES não se desvinculou do CEDES, uma vez que sua metodologia já citada é abrangente e qualificada. Ademais, o Instituto é uma entidade sem fins lucrativos, com trabalho voltado à proteção, inclusão, valorização e defesa dos direitos da pessoa com deficiência.
Imagens de salas de atendimento no IMIDES (FOTO: Câmara Municipal de Três Pontas)