Câmara Municipal de Três Pontas - MG
Bem vindo à nossa nova plataforma!

Cota 762 reúne prefeitos, vereadores e deputados na Barragem de Furnas

Cota 762 reúne prefeitos, vereadores e deputados na Barragem de Furnas

Compartilhar:
Publicado em 09/03/2020
Por Assessoria de Imprensa

São José da Barra, 7 de março de 2020. Esta data marcou o dia do “Todos por Furnas” um dos maiores encontros de autoridades em prol do “Mar de Minas”, o lago de Furnas já realizado até hoje. Além de a cidade ser a sede da Usina Hidrelétrica que fornece energia para várias cidades do país, serviu como ponto de encontro para prefeitos, vereadores, deputados federais e estaduais que também estão preocupados com a atual situação das nossas águas. O nível do lago caiu drasticamente nos últimos anos, trazendo prejuízo para todos que dependem das águas para diversas atividades, dentre elas o turismo e piscicultura principalmente. O ato público aconteceu em frente à sede da Prefeitura e Câmara de São José da Barra, organizadoras do evento onde centenas de pessoas já aguardavam o início do movimento que começou às 9 horas. Para o palco principal do evento foram chamados vários representantes de entidades ligadas ao lago, como ALAGO e ONS (Operador Nacional do Sistema) e também do Ministério Público de Minas Gerais.

De Três Pontas, além do prefeito Marcelo Chaves Garcia, estiveram presentes os vereadores Antônio do Lázaro, Coelho do Bar, Benício Baldansi, Sérgio Silva, Erik Roberto e Marlene Lima. Durante mais de uma hora, os pronunciamentos foram revezadas no palanque por todos que compuseram a mesa de honra. Os deputados Mario Caixa e Diego Andrade, também expuseram suas lutas e preocupações com o baixo nível das águas. O grito de todos é para que Furnas mantenha o nível em 762, ou seja, 762 metros acima do nível do mar, garantindo assim uma boa cheia, não no total, mas que satisfará o anseio de todos.

Após os pronunciamentos rápidos, principalmente voltados às reuniões anteriores realizadas com deputados e senadores em Brasília, quando todos decidiram se unir para que a cota mínima 762 seja estabelecida, todos os presentes se dirigiram para a barragem, onde um trio elétrico com autoridades a bordo puxou a carreata com centenas de veículos. Chegando à barragem, especificamente no mirante interno, todos cantaram o Hino Nacional de mãos dadas e um vídeo foi feito para ser enviado à outras autoridades e principalmente ao presidente Jair Bolsonaro. O próximo encontro do movimento “Todos por Furnas” acontecerá no dia 27 de abril em Brasília. Desde já os organizadores convocaram a todos que estiveram em São José da Barra para esta mobilização.