O Parlamento Jovem de Três Pontas se reuniu no Plenário Presidente Tancredo Neves nesta terça-feira (22). O encontro foi pautado pela revisão de propostas que serão apreciadas no GT (Grupo de Trabalho) Regional em Guapé.
O intuito foi se inteirar ainda mais sobre cada proposição e melhorar alguma questão que necessite. Durante as análises, o coordenador regional e municipal do Parlamento Jovem, Carlos Castro e a presidente da Escola do Legislativo “Professora Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria”, Valéria Evangelista, enalteceram a importância dos jovens se apresentarem munidos de argumentos. Para isso, é necessário o estudo de leis e das propostas.
Confira abaixo os tópicos levantados no encontro:
- Feedback sobre a Plenária Municipal
- Distribuição do Documento Final da Plenária
- Distribuição do Documento Base dos GTs
- Separação dos jovens por subtema
Vale informar que no GT em Guapé, os jovens serão separados por subtema e vão trabalhar (atuar) da mesma forma como atuaram na Plenária e nos GTs municipais. A expectativa é que a média seja de cinco alunos do PJ Três Pontas por subtema.
Feedback sobre a Plenária Municipal
Além de observar e analisar propostas dos documentos base, os alunos também tiveram oportunidade de transmitir suas experiências com a Plenária Municipal. De acordo com os jovens, a Plenária foi boa e enriquecedora em diversos sentidos, como na comunicação (oratória), na tomada de decisão e na participação em um projeto grandioso como o Parlamento Jovem.
Por fim, foi o momento em que todos trocaram ideias e externaram suas visões sobre uma etapa cumprida. A partir de agora, os alunos se voltam para pesquisas e aprimoramento de propostas, a fim de adquirir ainda mais repertório para próxima etapa, o GT em Guapé no dia 31 de julho.
O Parlamento Jovem de Minas é um programa apartidário, de formação política e cidadã, voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros, o qual cria a oportunidade de conhecer melhor como funciona a política e os instrumentos de participação cidadã no Poder Legislativo municipal e estadual. A cada ano, os próprios jovens do programa escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, pesquisas, debates e deliberações que contribuem para sua formação política e cidadã.
Neste ano de 2025, os jovens estudantes estão trabalhando o tema "A juventude e os direitos culturais".