Plenário aprova desafetação de imóvel pertencente ao Município mediante processo licitatório

• Publicado em: 04/05/2022

Sem nenhuma proposta para votação na ordem do dia, a sessão ordinária de segunda-feira, 2 de maio foi rápida, contando apenas com o pequeno expediente. O presidente Maycon Machado convidou o vereador Sérgio Eugênio Silva para ocupar a vice-presidência Ad-Hoc, (Foto) após ausência justificado de Antônio do Lázaro.  Porém, entrou em votação com aprovação do Plenário, o Projeto de Lei nº 097, de 06 de abril de 2022, que “Dispõe sobre desafetação e autorização de alienação de imóvel, e dá outras providências”.

A desafetação pretendida com a presente proposição justifica-se para dar continuidade ao processo de industrialização do Município e fomento à economia local, bem como favorecer a geração emprego e renda em nosso Município, além de ter recursos suficientes para arcar com contrapartidas de emendas parlamentares.

A proposição legislativa reveste-se de grande interesse social, sobretudo por fomentar a industrialização e a economia do Município, o que implica em geração de emprego e renda aos munícipes, haja vista, que com a verba adquirida será investida no parque industrial dos Quatis ou em outras obras de infraestrutura de interesse do Município, ou ainda na aquisição de materiais e equipamentos de uso permanente da Secretaria Municipal de Transportes e Obras. Ademais, eventual adquirente da área trará progresso para a referida região e, notadamente, engrandecendo o Município.

Pequeno Expediente

O primeiro a falar foi o vereador Luciano Diniz, para informar que já há um estudo da administração da Santa Casa para passar a administrar também o PAM. O vereador disse que o Executivo apoia a ideia e ele considera justa e espera que as negociações caminhem para um acordo em breve. Luciano cobrou tapa-buracos em várias ruas cujos pedidos foram feitos faz tempo e as chuvas pararam e nada foi arrumado ainda.

O vereador Paulinho Leiteiro reiterou que há mais de três meses pediu que se tomassem providências para tapar buracos em algumas ruas onde a situação é mais caótica e até agora nada foi feito e citou a Rua João de Almeida Ferrão como uma vergonha. O vereador afirmou que a limpeza da cidade também está deixando a desejar e que estas coisas depõem contra a administração municipal e que a população está reclamando muito, principalmente sobre esta taxa de resíduos solos que é cobrada.

A vereadora Selena Caté pediu providências para o Bairro Jardim Greenvile, afirmando que os moradores têm reclamado de bueiros entupidos e cobrado outras melhorias no local. Selena pediu providências também para o Bairro Vila Marília e pediu à população que coloque o lixo nos locais e horários certos, pois algumas pessoas têm colocado depois que o caminhão passa e vira uma bagunça, pois os cachorros reviram as sacolas. A vereadora pediu que enviasse ofício à secretaria de Saúde para que o pessoal da enfermagem possa dar assistência às pessoas acamadas e que não tem recursos e acompanhar na sua recuperação.

O secretário da Mesa, vereador Luan do Quilombo, pediu que os jovens procurassem o cartório eleitoral para regularização de seus títulos de eleitor para estarem aptos para a próxima eleição. Luan agradeceu ao servidor Carlos Castro e ao presidente Maycon Machado pelo convite para participar das visitas às escolas estaduais pelo Parlamento Jovem, o que fez com que ele voltasse ao ambiente escolar. Parabenizou pelo trabalho e se colocou a disposição.

O vereador Coelho do Bar falou sobre a viagem que fez a Brasília buscando mais integração com outros vereadores participando de cursos e palestras para um aprendizado a fim de trazer mais informações à população, que está mais perto da população. Coelho também falou sobre a importância das Emendas Impositivas que atendem as necessidades da população.

O vereador Roberto Cardoso falou endossou as palavras do vereador Paulo Vitor, afirmando que achou um absurdo esta taxa do lixo e que foi contrário durante a votação no Plenário. O vereador pediu providências contra os cães que estão soltos pelas ruas e são agressivos e não deixam as pessoas fazerem as caminhadas, trazendo medo às pessoas. O vereador finalizou pedindo a religação da energia na quadra do Bairro Santa Marta, pois a população está reclamando e não se pode usar o espaço à noite.

O presidente Maycon Machado fechou o pequeno expediente agradecendo ao vereador Luan do Quilombo e demais vereadores pelo apoio ao Parlamento Jovem e também ao servidor da Casa, Carlos Castro e também aos diretores de escolas que foram muito receptivos na apresentação dos trabalhos e tema deste ano do PJ que é Saúde Mental do Jovem. Maycon pediu também a revitalização do Parque da Mina. O vereador que também é professor na APAE manifestou seus sentimentos aos familiares e amigos pelo falecimento do aluno da instituição, Herivelton Aparecido da Silva e foi aluno exemplar daquela escola. Maycon pediu ofício de condolências aos familiares. Para finalizar, pediu mais uma vez que o município e as funerárias da cidade atentem aos pequenos reparos que são necessários para darem um pouco mais de conforto às pessoas que frequentam o velório municipal. Segundo o presidente da Câmara, são pequenos detalhes que fazem a diferença e darão mais comodidade aos familiares que estão ali para velar seus entes queridos.