Notícias e Informativos

Plenário aprova criação de empregos para jovens

  • Fonte: Assessoria de Imprensa
  • Publicado em: 07/04/2021

Na sessão de segunda-feira, 5 de abril, os vereadores aprovaram por unanimidade um Projeto de Lei importante para a geração de empregos em Três Pontas. A outra proposta aprovada foi o Projeto de Decreto legislativo de iniciativa do vereador Professor Popó, concedendo Título de Cidadania Honorária à Promotora de Justiça da Comarca, Dra. Ana Gabriela Brito Melo Rocha.

No pequeno expediente, o vereador Luciano Diniz usou seu tempo para se solidarizar com os familiares da senhora Tereza de Fátima Moreira e da jovem Ana Júlia por seus falecimentos e manifestou sua preocupação com os trespontanos vitimas da Covid 19. Ele afirmou que as pessoas continuam ignorando o perigo e se aglomerando em sítios, fazendas e ranchos e que no final de semana muitas pessoas de outras cidades vieram para Três Pontas nestas festinhas. Luciano afirmou ser falta de consciência destas pessoas e que não adianta o esforço das autoridades se não houver colaboração da população.

O vereador Professor Popó por sua vez também citou a pandemia para iniciar sua fala, afirmando que as pessoas estão com os nervos á flor da pele e que é preciso carinho com os servidores da saúde que estão na linha de frente. Ele lamentou o fato de algumas pessoas ainda estarem circulando sem máscara, principalmente em locais de pouca ventilação, onde é mais perigoso ainda. Popó sugeriu que o município encontre uma forma de distribuir máscaras gratuitamente para pessoas mais carentes para amenizar a contaminação.

O vereador Paulinho leiteiro também abordou o tema da Covid-19 e comentou que é preciso haver mais colaboração da população e que os cuidados não são respeitados por muitos. Ele disse que a esperança é a vacina para conter esta contaminação. . Paulinho agradeceu ao deputado Dalmo Ribeiro pela destinação através de Emenda no valor de R$ 40 mil para a Escola Marieta Castro, recursos estes já no caixa da escola. A solicitação deste dinheiro foi feita em 2020 e agora foi liberada e pediu ofício de agradecimento ao deputado. Para finalizar elogiou o trabalho do servidor João Perete na poda de árvores e ressaltou que o município precisa adquirir equipamentos mais modernos para este tipo de serviço. Paulinho também se solidarizou com os familiares que perderam entes queridos para a Covid em nossa cidade.

O vereador Roberto Cardosos solicitou ofício de condolências aos familiares da senhora Alvarina, que residia na Avenida Brasil e que havia caído da maca de uma ambulância dias atrás, motivo pelo qual ele pediu a revisão destas ambulâncias do município na semana passada. Robertinho lamentou também o falecimento de Serginho, que era muito conhecido na cidade e de família tradicional. O vereador ainda falou do grande número de pessoas de fora visitando a cidade no final de semana. No final, pediu ofício reforçando a solicitação para que seja feita limpeza no Bairro Olavo de Lima que está com muito mato.

A vereadora Selena Caté seguiu na linha dos demais e afirmou haver muitas pessoas de outras cidades aqui no final de semana e pediu que houvesse barreiras sanitárias nas entradas da cidade com fiscalização. Selena agradeceu à servidora da Câmara, Nídia Xavier que está se aposentando pelos trabalhos prestados aqui e entregou a ela, que estava na plateia uma flor simbolizando seu agradecimento. O vereador Sérgio Silva aproveitou o ensejo e desejou sucesso à servidora que por quase 30 anos esteve trabalhando na Câmara.

O secretário da Mesa, Luan do Quilombo manifestou condolências às famílias enlutadas pela Covid 19 e em seguida agradeceu à secretaria de Obras pela manutenção na estrada vicinal que liga Três Pontas à Carmo da Cachoeira, serviço este solicitado por ele na semana passada. Luan lamentou e chamou de vergonhoso o fato de a PM ter que chamar a atenção das pessoas para usarem máscaras nas ruas e que cada um precisa fazer a sua parte para que não haja a transmissão desta doença fatal.

Já o vereador Coelho do Bar afirmou que não adianta falar mais, pois todos sabem dos riscos e que existe fila em todo lugar e o ficam culpando o comércio que precisa trabalhar. Sobre as filas em supermercados, Coelho sugeriu que as pessoas pulverizem mais e não fiquem em filas, indo para onde estiver mais vazio ou compre em dias alternados. Coelho diz que isto está prejudicando somente os pequenos comerciantes e reclamou que o governador Zema liberou o futebol como se não houvesse Covid e pede pra fechar os pequenos e que é conversa pra boi dormir. Ao final se solidarizou com as famílias enlutadas.

O vice-presidente Antônio do Lázaro reclamou da falta dos Laranjinhas na fiscalização e orientação das pessoas nas filas e do fechamento de barbearias e academias, mas que a bebida continua sendo vendida em grande quantidade nos finais de semana e bancos continuam lotados assim como os supermercados.

Para encerrar o pequeno expediente, o presidente Maycon Machado agradeceu à servidora Nidia Xavier e anunciou que será homenageada posteriormente na Câmara por seus relevantes serviços prestados. Ele manifestou seus sentimentos às famílias enlutadas e especialmente a sua ex-aluna Ana Júlia (Juju). Maycon sugeriu à administração municipal a criação de um comitê de alimentação, que possa difundir a doação de um quilo de alimentos às pessoas que forem tomar a vacina do Covid 19, contudo deixou claro que a doação não seria obrigatória, apenas uma forma de arrecadar alimentos para cestas que seriam distribuídas para aqueles que passam por necessidades neste período de pandemia, como já ocorre em outras cidades. Ele também sugeriu que os comércios essenciais que estão funcionando, disponibilizarem pessoas para orientação em filas, como faziam os laranjinhas ou que contratem pessoas para este trabalho como orientadores. Maycon sugeriu que haja entre os poderes constituídos, um consenso para que as academias possam abrir, pois vê incoerência nessa decisão e que possam funcionar seguindo algumas regras, como redução de horários, de quantidade de frequentadores e outras formas de funcionarem dentro das normas de segurança e deixou claro que as portas da Câmara estão abertas para ajudar os profissionais de academia no que precisarem.

 

PROJETOS APROVADOS

PROJETO DE LEI Nº 049, DE 12 DE MARÇO DE 2021 – CARÁTER DE URGÊNCIA

O presente projeto de lei tem por finalidade criar o Programa Municipal Jovens Talentos para promover a empregabilidade de jovens residentes na cidade de Três Pontas através do alinhamento da oferta de cursos de qualificação com as demandas solicitadas pelas empresas locais.

 

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 004, DE 16 DE MARÇO DE 2021

Iniciativa: Vereador Francisco Fabiano Diniz Junior

Ementa: “Concede Título de Cidadania Honorária Trespontana à Promotora de Justiça da Comarca de Três Pontas, Dra. Ana Gabriela Brito Melo Rocha”.