Câmara completa 178 anos de instalação e continua ajudando o município em seu desenvolvimento

• Publicado em: 11/02/2020

10 de fevereiro de 2019, uma segunda-feira. A sessão da Câmara começou com o mesmo intuito de quase 18 décadas atrás, quando se reunia pela primeira vez os vereadores de Três Pontas. Na reunião desta segunda, o presidente Maycon Machado lembrou os 178 anos da instalação da primeira Câmara de nosso município, que aconteceu nesta mesma data em 1840. Nestes anos todos, reverenciamos a todos os legisladores que passaram pelo plenário democrático do Legislativo Municipal dando sua contribuição para chegarmos até aqui. O objetivo continua o mesmo: trabalhar pelo bem comum.

Partindo para a atualidade, a sessão começou com o pequeno expediente, quando o primeiro a usar a tribuna nesta segunda sessão ordinária de 2019 foi o vereador Roberto Cardoso. Ele lembrou que parte de sua Emenda Impositiva de 2019 foi para a construção de bocas de lobo inteligentes, que já são usadas em algumas cidades da região e, contudo, a administração atual está tomando para si os méritos, sem citar seu nome como precursor da ideia no município. Robertinho salientou que a ideia dada por ele evita enchentes e é de fácil limpeza, mas o prefeito está dando publicidade às instalações destas bocas de lobo como se fosse de sua própria invenção. O vereador também pediu a mobilização de autoridades e políticos na luta para que o governo do Estado aceite a proposta de zerar o ICMS, gerando assim a redução dos preços do combustível e do gás de cozinha. “É hora de lutarmos pelos nossos direitos”, finalizou Robertinho.

Por sua vez o vereador Luiz Flávio Floriano reclamou que já enviou vários ofícios à administração municipal e não foi atendido a respeito dos pedidos feitos para que haja mudanças no trânsito da cidade, principalmente colocação de mão única em algumas vias como a Rua Regina Célia Vicentini, Rua Dr. Carvalho de Mendonça e contra mão em outras para que o fluxo de veículos seja melhor. Flavão sugeriu que o semáforo da Praça do Pirulito seja retirado e colocado na Oswaldo Cruz, para facilitar o acesso dos motoristas que seguem da Perete sentido centro. Para finalizar pediu novamente a limpeza do campo de futebol do Bairro Cidade Jardim. Já o vereador Coelho do Bar informou que o caminhão Sonda, cujo projeto para aquisição foi votado na Câmara, já está em Três Pontas e custou mais de R$ 1 milhão e que somente duas cidades possuem este tipo de veículo, sendo uma delas Pouso Alegre. Coelho também pediu uma limpeza no entorno da creche do Bairro Santana, já que as atividades começaram na unidade e o local está com muito mato em volta.

Outro ponto destacado sobre Emenda Impositiva veio do vereador Erik Roberto que destacou que o município pagou na segunda (10), o cartão dos servidores, o chamado cartão Viva Mais, cuja Emenda veio de vereadores. O vereador Sérgio Silva aproveitou seu tempo para agradecer às servidoras da Câmara Isabela Lourenção e Rizia Sarto, que deixam de trabalhar no Legislativo, mas continuarão como servidoras públicas em outros órgãos por aprovação em concurso.

O último a falar na tribuna foi o presidente Maycon Machado, salientando a alegria de Três Pontas em ter mais um padre da cidade. Trata-se do Padre Fábio Fernandes da Comunidade São Judas Tadeu. Maycon também cobrou serviços da secretaria de Obras para que faça uma limpeza no entorno do CAIC e em torno das quadras do Bairro Aristides Vieira e providencie o conserto da iluminação.

PROJETOS APROVADOS

PROJETO DE LEI Nº 105, DE 29 DE OUTUBRO DE 2019.

Iniciativa: Executivo Municipal.

A presente proposição tem por finalidade corrigir erros e inconsistências na descrição detalhada do cargo. Assim, foi retirada atividade que não compete ao fiscal tributário, mas sim, ao fiscal de posturas, qual seja, “executar vistorias iniciais e informar em processos administrativos relativos à localização e ao funcionamento, bem como às alterações cadastrais do interesse da Fazenda Municipal, dos estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviços e similares”, atividade com descrição genérica: “executar as tarefas que lhe forem confiadas por seus superiores hierárquicos”, também faz correção à formação necessária para a carreira de Técnico do Executivo, nível III, área de especialidade Apoio Especializado, especialidade Tecnologia e Suporte, eis que nos demais níveis da carreira exige-se ensino médio completo + curso técnico na área.

PROJETO DE LEI Nº 025 – Abertura de crédito adicional Especial no valor de R$ 177.323,75 para a realização do Torneio Regional de Futebol, atendendo solicitação feita pelos vereadores Benício Baldansi, Tonho do Lázaro e Coelho do Bar. O Torneio será realizado em Três Pontas com equipes da região e uma equipe local. Os recursos foram disponibilizados pelo Ministério dos Esportes.