Notícia

Servidores municipais poderão ser beneficiados com folga no dia de seu aniversário

Assessoria de Imprensa 11/04/2017

Robertinho Vermelho, autor do projeto
Robertinho Vermelho, autor do projetoAmpliar

Servidores municipais poderão ser beneficiados no dia do aniversário

Uma iniciativa do vereador Roberto Donizetti Cardoso, Robertinho Vermelho, aprovada no plenário da Câmara na segunda-feira, 10 de abril, traz um benefício para os servidores públicos municipais. A ideia, que deveria ser aproveitada pela iniciativa privada, concede ao trabalhador uma folga no trabalho no dia de seu aniversário. Trata-se do Projeto de Lei nº 009, de 27 de março de 2017 que autoriza a conceder aos servidores públicos municipais do Poder Executivo, suas Autarquias e do Poder Legislativo de Três Pontas, o benefício de uma folga no trabalho, no dia do seu aniversário, sem prejuízos financeiros em seus vencimentos. Caso o dia de aniversário do servidor coincida com finais de semana ou feriados, o mesmo terá direito à folga optando pelo primeiro dia útil subsequente, ou pelo dia útil anterior a data de aniversário. A abrangência da presente proposta se estende aos profissionais que trabalham em turnos de escalas de plantão, assim como das unidades de saúde e da Guarda Municipal, ficando encarregada a chefia imediata do servidor garantir o benefício, providenciando a substituição por outro profissional no dia da folga.

A proposta recebeu uma Emenda Aditiva proposta em plenário, acrescentando que “no caso de o servidor estar de férias no mês de seu aniversário, poderá usufruir no mês seguinte”. Robertinho disse durante defesa da aprovação, que o servidor merece estar com a família nesta data e que não haverá prejuízo algum aos setores do município, uma vez que a chefia imediata do servidor poderá escalonar de forma coerente estas concessões da folga. A ideia central é ajudar aos servidores que muitas vezes no seu aniversário não tem tempo para organizar uma confraternização ou mesmo para passar com a família. Saí pela manhã e retorna a tarde, não tendo nem mesmo, na maioria das vezes, oportunidade de ser abraçado pelos filhos que estudam à noite e quando retornam já é tarde da noite.

A proposta aprovada foi aplaudida pelos servidores municipais e elogiada por vereadores que, acreditam ser uma maneira de retribuir aos servidores do município todo trabalho desenvolvido durante o ano, através deste dia de folga em sua data natalícia. O projeto agora vai às mãos do prefeito Luiz Roberto Laurindo Dias para sua sanção.